Gustavo Frazão Nenhum comentário

Valuation: entenda como essa ferramenta pode ajudar sua empresa na tomada de diversas decisões profissionais

A análise financeira de uma empresa exige conhecimento de mercado e setor, perspectiva estratégica e muitos atributos técnicos. O valuation, antes de qualquer estrutura financeira, é uma percepção de mercado.

Dentro desse conceito, o processo de valuation exige uma fundamentação e conhecimento real da empresa, considerando riscos, oportunidades e tantas outras variáveis. Os resultados, em si, são a união da percepção de mercado e a lógica embutida nos dados técnicos que ajudam a entender melhor o seu valor.

Por que a valuation é importante para minha empresa?

O valor real de uma empresa concede ao empreendedor um conhecimento maior dos aspectos que a valorizam e os que a fazem valer menos no mercado. Mitigar deficiências e valorizar pontos fortes também faz parte da evolução.

O conhecimento do valor de uma empresa historicamente permite que tenhamos uma ideia de seu comportamento ao longo do tempo, item fundamental para a construção de estratégias futuras, para entender o seu valor de mercado, para solução de litígios, disputas, reestruturação, reorganização, até fusões e aquisições, entre tantas outras utilidades práticas.

Como é feito o valuation de uma empresa?

Há diferentes métodos para a determinação do valor da empresa. Entre eles, os mais utilizados são:

  • Fluxo de caixa descontado: técnica que aplica o desconto de fluxos de caixa futuros, partindo da premissa de que o valor de uma empresa deve ser auferido com base em sua capacidade de geração de recursos;
  • Patrimonial de mercado: modelo baseado no ajuste de ativos e passivos com a base na conversão para o valor de mercado dos itens referidos nas demonstrações contábeis;
  • Múltiplos de mercado: aufere o valor da empresa adotando a comparação com empresas similares no mercado, utilizando a metodologia de múltiplos para avaliação.

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