S&H – Consultoria Financeira

Venda da Empresa – Aumentando o Valor

Venda da empresa: usando o valuation a favor. Entenda quais fatores auxiliam a conseguir um valor justo na hora de vender a empresa

Independente dos motivos que tenham levado a esta conclusão, vender uma empresa requer bastante atenção. É de suma importância que os valores apresentados sejam condizentes com a realidade, de forma que a avaliação seja feita corretamente e atinja seu valor justo.

Essa realidade é importante também para os investidores, já que os interessados no negócio irão analisar a situação financeira da empresa através dos demonstrativos contábeis disponíveis, tais como o Balanço Patrimonial e Demonstrativo do Resultado do Exercício, e não pelos relatórios gerenciais em planilhas de Excel.

A importância das demonstrações financeiras para o sucesso na venda da empresa

Como o processo de diligência objetiva, principalmente, confirmar a rentabilidade do negócio e medir os riscos efetivos e os potenciais para ratificar o potencial do negócio, além de dar respaldo às premissas adotadas anteriormente na negociação, um demonstrativo bem organizado tende a gerar menor possibilidade de ajustes do preço da empresa. Além de gerar menos ajustes do preço da empresa durante o processo de diligência, a contabilidade organizada e auditada aumenta a confiabilidade dos números analisados. Isso acontece já que uma auditoria se baseia em fatores exclusivamente técnicos, o que gera maior credibilidade.

Dentro da Governança Empresarial, uma contabilidade organizada pode influenciar muito no sucesso da venda da empresa, uma vez que gera transparência para todos os números da operação. Para os investidores potenciais, a percepção de transparência da empresa aumenta e isso eleva a confiança.

Em geral, os fatores acima citados melhoram a confiabilidade na empresa e a credibilidade na gestão. Na percepção de um investidor, torna-se muito mais atrativo comprar uma empresa que possui estas características quando comparado com as que não possuem.

Como texto complementar, confira o nosso artigo: Valuation