Gustavo Frazão Nenhum comentário

Entenda como elaborar um plano de negócio eficiente para o seu negócio. Saiba como o plano de negócios pode ser estruturado para avaliações mais assertivas

Todo empreendedor que deseja crescer deve ter conhecimento de como elaborar um plano de negócios. Esse planejamento requer eficiência, informações adequadas e conhecimento de mercado, principalmente para que as decisões sejam tomadas com uma visão racional de futuro.

Entender como elaborar um plano de negócios passa por algumas definições importantes para avaliar oportunidades específicas e investir em novos projetos de forma assertiva, com o máximo de embasamento técnico.

Pontos importantes na hora de elaborar um plano de negócios?

O plano de negócios é um documento onde encontraremos quais são os objetivos da organização e como ela será estruturada. De uma forma geral, podemos estruturá-lo da seguinte maneira:

  • características da empresa: o core do negócio, quem são os sócios, a missão, visão, valores e objetivos da empresa;
  • qual é o mercado que está inserida: a análise de mercado avalia como é setor escolhido, quem e quais são as características do público alvo, dos concorrentes e fornecedores;
  • qual será o plano de marketing: nesta etapa analisa-se os 4 P’s de Marketing: produto, preço (do serviço/produto para o consumidor final), praça (quais são os meios de distribuição do seu produto/serviço), promoção (quais serão as estratégias de divulgação);
  • como será feita a operação do negócio: o plano operacional é definido como os setores da empresa estarão interligados, ditando quais os passos desde a aquisição da matéria prima até a chegada do bem final até o consumidor;
  • como é a estrutura financeira do negócio (receita, capital próprio, empréstimo, etc): a etapa financeira define-se quais as estruturas de investimentos pré-operacionais, investimentos, custos, receitas, despesas, capital investido, custos de oportunidades, quanto será necessário de capital de giro para manter a operação, quais os prazos médios e algumas demonstrações financeiras como: Demonstração do Resultado do Exercício e Fluxo de Caixa. Além disso, também é feita uma análise de viabilidade com indicadores de lucratividade, rentabilidade, payback, quais as Taxas Internas de Retorno (TIR) e qual é o Valor Presente Líquido (VPL), dados os custos de oportunidade definidos;
  • análise de sensibilidade: leva em conta diferentes cenários, um realista, pessimista e otimista. É a consideração das possíveis variações dentro das premissas definidas na etapa financeira do plano de negócios. Temos como exemplo uma redução/aumento da demanda, redução/aumento dos custos, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *