Gustavo Frazão Nenhum comentário

Como o controle financeiro empresarial pode auxiliar a empresa a atingir seus objetivos

Já sabe onde quer que sua empresa esteja daqui a 5 ou 10 anos? Possivelmente sim. Empreendedores gostam de garantir o sucesso a longo prazo, mas como a economia está em um momento delicado as variáveis acabam sendo muitas. Dessa forma, é importante estar atento ao mercado, saber quais fatores internos e externos influenciam seu negócio, e uma vez que os dados estejam em mãos, é necessário elaborar uma análise que mostre qual decisão pode ser mais assertiva para gerar os resultados esperados.

Um dos pontos importantes para conseguir desenvolver um planejamento condizente com a atual realidade, é manter um bom controle financeiro empresarial.

Esse processo inclui, principalmente, um orçamento mês-a-mês levando em consideração alguns fatores como: a avaliação da performance da empresa em comparação ao segmento em que atua nos anos anteriores e qual é a expectativa para o próximo ano ainda em relação ao setor e da economia em geral.

Em uma visão mais estratégica, é interessante que a empresa desenvolva um orçamento para um horizonte de pelo menos três anos para que fique claro onde a empresa está e onde quer chegar. Assim, será possível desenvolver um plano de ação para atingir o objetivo definido.

O plano de ação poderá, então, ser desdobrado em metas e indicadores, posteriormente por áreas, facilitando a gestão e controle financeiro empresarial por meritocracia.

O desenvolvimento do planejamento possibilitará o acompanhar ao longo do ano seguinte o que está sendo realizado e o que foi orçado, baseado nas premissas já definidas. Assim, em caso haja divergência entre o real e o orçado, a tomada de decisão poderá ser muita mais rápida e assertiva na correção dos desvios de planejamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *