Gestão Financeira
Gustavo Frazão Nenhum comentário

Gestão financeira: a importância do orçamento e seu acompanhamento

Empreender, requer estar atento aos KPIs do seu negócio, e não basta apenas gerar dados, é crucial saber ler os dados que são realmente úteis para as tomadas de decisão.

Manter uma boa gestão financeira permite expandir os horizontes para criar novas estratégias e implantar projetos de melhoria que realmente agregam valor ao negócio. Em termos práticos, permite enxergar novas possibilidades e planejar ações que visam o aumento da rentabilidade.

Para que as empresas possam atingir seus objetivos, é extremamente importante que realizem um planejamento. Isso inclui, principalmente, desenvolver um orçamento mês-a-mês levando em consideração alguns fatores como: a expectativa para o ano seguinte do setor de atuação e da economia em geral e como foi a performance da empresa em comparação ao segmento em que atua nos anos anteriores.

O desenvolvimento do planejamento possibilita o acompanhamento durante o ano seguinte entre o que está sendo realizado e o que foi orçado, baseado nas premissas que foram definidas.

Caso haja divergência entre o real e o orçado, a tomada de decisão poderá ser muito mais rápida e assertiva na correção dos desvios do planejamento.

Em uma visão mais estratégica, é interessante que a empresa desenvolva um orçamento para um horizonte de pelo menos três anos para que fique claro onde a empresa está e onde ela quer chegar; assim, será possível desenvolver planos de ação para atingir o objetivo definido.

O plano de ação poderá então ser desdobrado em metas e indicadores, e desdobrado depois por áreas, o que facilitará a gestão financeira por meritocracia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *